Se este ano prefere passar o verão por cá e escapar ao frio do inverno com uma viagem para um destino quente e paradisíaco, o melhor é começar a tratar de tudo… incluindo da sua alimentação e saúde.
Ir para um país distante e com uma cultura e hábitos alimentares diferentes requer sempre alguma preparação. Segundo o Huffington Post, o planeamento da viagem é simples e são estes os passos necessários para se manter saudável durante uma viagem longa.
1. Ir ao médico – Fazer uns exames de rotina e pedir a prescrição de alguns medicamentos que possam fazer falta durante as férias e que permitam prevenir o aparecimento de doenças locais é o primeiro passo a dar. Tomar as vacinas – quando necessário – é fundamental.
2. Preparar o pior cenário – Ir mentalmente preparado para um mau cenário é meio caminho andado para conseguir reagir agilmente ao que poderá acontecer. Levar uma anotação com contactos de emergência (familiares e locais) é uma dica a ter em conta.
3. Evitar água da torneira e cubos de gelo – Esta é uma das medidas preventivas mais comuns e requer alguma pesquisa antes de embarcar no voo. Procurar estabelecimentos comerciais perto do local onde se vai ficar hospedado é uma forma de nunca ter água em falta.
4. Conhecer a cultura e tradições – Não há nada pior do que ir visitar um país e não saber o mínimo sobre os seus costumes e tradições. A nível alimentar, é importante saber o que se come e como se come.