Programa o despertador para a manhã seguinte, apaga a luz, fecha os olhos, dorme e... Acorda no meio da noite?
Se isto se repete com frequência, fique atento pois ode indicar problemas físicos e emocionais. A revista Claudia listou cinco possíveis ‘culpados’ de acordar a meio da noite:
1. Acorda a tossir? Pode sofrer de refluxo nocturno ou atípico – quando o ácido gástrico sobe pelo esófago e irrita o fundo da garganta. Acordar com azia ou com um sabor amargo na boca também pode indicar esta condição. Para prevenir este problema deve evitar refeições pesadas seis horas antes de ir para a cama e dormir com o apoio de travesseiros para elevar a parte superior do corpo.
2. Acorda com falta de ar? Pode sofrer de asma noturna. Paraprevenirmude os lençóis todas as semanas e opte pelos feitos de algodão. No caso dos cobertores, opte também por algodão ou tecidos sintéticos. Se possível, evite usar tapetes, carpetes e cortinas, uma vez que acumulam pó e ácaros, o que agrava a asma.
3. Acorda com dor de costas? Pode estar a dormir numa posição desconfortável, ter um colchão inadequado ou estar com travesseiros a mais. Tente dormir de barriga para cima, com uma almofada ou um travesseiro como apoio para a cabeça e outra debaixo dos joelhos. Esta posição apoia o corpo ao mesmo tempo que relaxa a coluna.
4. Acorda com dor nas pernas? Pode estar desidratado. Para evitar acordar a meio da noite com dores nas pernas tome um banho quente e faça alongamento antes de ir para cama para relaxar os músculos. Durante o dia, não deixe de beber água para se hidratar. Assim evitará que o corpo perca água e minerais importantes que ajudam os músculos a contrair e relaxar.
5. Acorda com dor de cabeça? Pode estar desidratado. Mas se a dor for intensa, principalmente atrás de um olho, e acompanhada de vermelhidão nos olhos ou nariz entupido, pode ser cefaleia em salvas. No primeiro caso deve procurar manter-se hidratado durante todo o dia, já no segundo, o melhor é procurar assistência médica.
Acordar a meio da noite sem motivo também pode ser um sintoma de depressão.