Cinco consequências de dormir pouco

Especialistas confirmam que dormimos cada vez menos. Conheça as consequências.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
05/04/2016 22:46 ‧ 05/04/2016 por Vânia Marinho

Lifestyle

Carreira

Não sabe porquê mas acaba sempre por ir para a cama tarde e por isso dorme poucas horas todas as noites?

"Os problemas de sono constituem uma epidemia global que ameaça a saúde e a qualidade de vida de mais de 45% da população mundial", diz a Associação Mundial de Medicina do Sono (WASM, na sigla em inglês).

 "Dormir bem é um dos três pilares fundamentais para ter uma boa saúde, ao lado de uma dieta equilibrada e do exercício regular", completa a associação numa nota citada pela secção de Bem Estar do site da Globo, G1.

Saiba como dormir pouco pode afetar a sua saúde:

Prejudica a alimentação que faz: Dormir pouco “faz com que nos alimentemos pior", diz Shirley Cramer, diretora executiva da Sociedade Real de Saúde Pública da Espanha. Estudo sugere que mais de um terço das pessoas come mal quando dorme pouco.

Afeta a saúde mental: Dormir pouco está relacionado com vários transtornos físicos, mentais e de comportamento. "A saúde mental é uma questão particular e, de certo modo, é um ciclo vicioso: se tem problemas mentais, dorme pouco, e vice-versa. E sente-se cada vez pior", explica Cramer. A privação do sono aumenta o risco de transtornos mentais. Segundo a organização espanhola Instituto de Medicina do Sono, a falta de sono está associada a problemas psicológicos, depressão e ansiedade.

Aumenta o risco de ter acidentes: A possibilidade de sofrer algum tipo de acidente aumenta quando dorme pouco. "Um em cada cinco acidentes está relacionado com poucas horas de sono", afirma Cramer.

Tem um menor rendimento físico. Dormir bem é essencial para ter energia durante o dia. "O processo de regeneração de tecidos cerebrais e físicos ocorre à noite. Se não há descanso não há recuperação correta, e isso afeta o rendimento físico e intelectual", diz Madrid Mateu, coordenador de educação física.

Provoca limitação cognitiva. "Sabemos que a falta de sono ou má qualidade do sono tem um grande impacto negativo na saúde, a curto e longo prazo", afirmam os especialistas da WASM. Afetam a capacidade de atenção, a recuperação da memória e a aprendizagem.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas