Michael Pollan diz-lhe porque deve comer glúten

O especialista diz que o glúten não deve ser visto como um ‘bicho-papão’ e explica porquê.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
07/04/2016 14:00 ‧ 07/04/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Especialista

O glúten é um dos temas alimentares mais badalados da atualidade. A quantidade de pessoas que abdica desta proteína do trigo é cada vez maior, mas são ainda muitas as dúvidas quanto ao benefício de tal exclusão.

Michael Pollan, um dos mais conceituados especialistas em alimentação, diz que apenas existem dois motivos para não comer glúten: intolerância (doença celíaca) e sensibilidade. Todas as outras pessoas devem continuar a comer glúten.

Num dos mais recentes episódios da sua série de Netflix ‘Cooked’, Pollan defende que “o glúten é mau para algumas pessoas, mas num número bem mais reduzido do que podemos pensar”, cita o Huffington Post.

O especialista diz que “existe, de facto, uma genuína intolerância ao glúten”, mas “há muitas pessoas que pensam que têm”, o que faz com que abdiquem de alimentos que podem ser benéficos para a saúde.

É o caso do pão, que diz que é uma boa opção, uma vez que “os alimentos fermentados têm sido associados a benefícios para os intestinos, mas o pão fermentado naturalmente tem um benefício mais específico”. E até mesmo para as pessoas que realmente têm problemas com o glúten: “curiosamente, ouvi de muitas pessoas que quando comem pão fermentado não têm problemas”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas