Desmaio de crianças pode ser indício de evento fatal súbito

Embora a maioria dos casos de desmaio em idade pediátrica não tenha consequências para a saúde, quando existe uma causa cardíaca a perda de sentidos pode ser um sinal de alerta.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
19/05/2016 14:38 ‧ 19/05/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Carreira

A síncope – perda temporária da consciência devido à diminuição transitória da irrigação cerebral, que leva ao desmaio – é uma condição que irá afetar 15% a 25% das crianças até atingirem a idade adulta. Embora a a maioria dos casos de desmaio em idade pediátrica não tenha consequências para a saúde, quando existe uma causa cardíaca a perda de sentidos pode ser um sinal de alerta.

Quem o diz é José Diogo Ferreira Martins, coordenador de Unidade de Cardiologia Pediátrica do Hospital Lusíadas Lisboa, que, num comunicado enviado às redações, indica que os desmaios “podem ser resultado de doenças cardíacas, como por exemplo uma arritmia ou malformação cardíaca presente no nascimento, mas, mais frequentemente, em cerca de 80% dos casos, ocorrem devido a uma desregulação do sistema interno de controlo da pressão arterial e da frequência cardíaca”.

Contudo, alerta o médico, “embora na maioria das vezes a síncope apresente um prognóstico benigno e seja de carácter esporádico, no grupo de crianças em que a causa do desmaio é cardíaca, este sintoma pode predizer um evento fatal súbito, sendo por este motivo uma causa frequente de ida às urgências e consultas de especialidade”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas