Aquilo que comemos interfere com o nosso estado de nervos, assim como os nervos e o stress que sentimos interfere com o que queremos ou não comer. É certo e sabido que a alimentação anda de mão dada com o stress e vice-versa, mas são poucas as pessoas que sabem evitar a fome emocional e que conhecem os alimentos que são mais indicados no momentos mais stressantes.
Enquanto alguns alimentos aumentam os níveis de ansiedade e stress, como o café, outros funcionam com um efeito oposto, conseguindo ajudar a relaxar e a manter a mente e o corpo calmos.
O iogurte é um deles, indica o site da Fitness Magazine, revelando que este alimentos tem um poder tão relaxante que é também uma ótima opção para snack antes de dormir, ajudando a adormecer e a ter uma noite de sono tranquila.
Mas quem pretende ter um dia calmo – ou precisa de relaxar porque vai ter um dia atarefado e stressante – a aveia é uma opção a ter em conta no pequeno-almoço, uma vez que é um alimento altamente nutritivo e saciante.
Os espinafres e as laranjas podem também ser incluídos no menu da primeira refeição do dia, através de um sumo, numa combinação vitamínica e relaxante.
Também aliado do relaxamento e da sensação de bem-estar, o ovo é outro alimento mencionado pela publicação, que destaca ainda as sardinhas e os pistácios, estes últimos pelos elevados níveis de fibra e pela textura crocante, que faz com que sejam um ótimo snack.