Olhar para a pele com atenção não é apenas um hábito de prevenção do cancro da pele, é uma forma eficaz de ficar a saber o que pode estar de errado com a saúde e com o bem-estar.
De acordo com o The Mirror, são vários os sinais que a pele dá e que podem indicar um problema de saúde, como acontece quando o tom fica mais amarelo em certas partes do corpo.
À publicação, a dermatologista Joanna Gach revela que a pele amarela é algo que pode afetar várias pessoas e que tem, por norma, origem na incapacidade do fígado se livrar as toxinas que estão no organismo. Este problema tem o nome de icterícia.
Pequenos orifícios na mama – como se fossem poros dilatados – pode indicar cancro, especialmente se esta mudança na pele durar mais de três semanas.
Também as manchas em tom de roxo que surgem à volta do pescoço podem ser um sinal de cancro… mas também de diabetes, diz a especialista, salientando que é também importante estar atento ao estado dos pés, neste caso pela possibilidade de detetar Hepatite C olhando para eles.
Quando surgem erupções nos pés e na zona dos tornozelos podemos estar perante esta doença, sendo, por isso, recomendado ficar atento a sintomas como dor de estômago ou possíveis sinais de gripe.
O cancro é uma das doenças que mais afeta a pele e as pequenas escamas que surgem nos nós dos dedos são um exemplo disso, podendo ainda indicar problemas a nível de tiroide, diabetes e deficiências imunitárias. A diabetes pode ser ainda espelhada com o aparecimento de manchas e bolhas amarelas e a tiroide pode também ter a pele muito seca e irritadiça como sintoma.
A esclerodermia é uma doença reumática crónica que tem como sinais a mudança do tom de pele e o aparecimento de bolhas tipo queimadura.