Como a diabetes aumenta o risco de AVC

Prevenir ou tratar a diabetes reduz o risco de acidente vascular cerebral.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
16/11/2016 21:09 ‧ 16/11/2016 por Vânia Marinho

Lifestyle

Especialista

No dia 14 de novembro assinalou-se o Dia Mundial da Diabetes e a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) aproveita agora para relembrar a importância da diabetes como fator de risco para doença vascular cerebral, sendo o seu controlo fundamental contributo para a diminuição da prevalência de AVC em Portugal.

A Dra. Isabel Lestro Henriques, neurologista e membro da SPAVC, destaca que a diabetes afeta as grandes artérias cerebrais bem como a microcirculação provocando - por si só ou associada a outros fatores de risco, como a hipertensão ou o tabagismo - a deterioração da parede das artérias.

Estas alterações na parede arterial favorecem a sua oclusão e consequente impedimento de passagem do sangue, ocorrendo assim os denominados AVC isquémicos.

A prevalência da diabetes tem vindo a aumentar o que tem sido relacionado entre outros fatores com o aumento da obesidade em alguns grupos etários. E, apesar das alternativas terapêuticas médicas e cirúrgicas hoje existentes, só uma eficaz prevenção primária destas entidades poderá evitar um novo acréscimo na prevalência dos AVC isquémicos nestes doentes.

A especialista aproveita para sugerir: “Juntemos esforços entre as diferentes especialidades e sociedades médicas focadas na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença vascular cerebral para que a sua ocorrência seja cada vez menor”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas