Dormir ‘que nem um bebé’ é o desejo de grande parte das pessoas assim que pousam a cabeça na almofada. Ter uma noite de sono descansada e contínua é um objetivo que nem sempre é fácil de cumprir, seja pelo stress, pelo cansaço ou por uma variedade de outras questões.
Ao site Bustle, James Findley, diretor clínico do Programa de Medicina do Comportamento do Sono da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, explica que acordar a meio da noite é normal e que se deve, sobretudo, aos ciclos diários, que se regem pela luz. Contudo, não é um problema sem solução, pelo contrário: Pequenos gestos diários podem ser suficientes para evitar acordar a meio da noite, seja uma ou mais vezes.
Ter uma boa higiene de sono é o primeiro passo. Mas, o que é isso da higiene do sono? Segundo a Fundação Nacional do Sono, trata-se de uma “variedade de diferentes práticas que são necessárias para ter uma noite de sono normal e de qualidade e um dia repleto de estado de alerta”. Além disso, continua o Bustle, é igualmente importante arranjar uma distração, ou seja, a pessoa deve tentar ao máximo abstrair-se do facto de não estar a dormir e tal pode ser conseguido com um livro, por exemplo. A luz do quarto deve manter-se suave, de forma a que não aumente o estado de alerta.
O que se faz ao longo do dia interfere muito com a qualidade do sono e, deste modo, nada como apostar num estilo de vida saudável e ativo, sendo a prática de exercício físico uma das principais aliadas da boa qualidade de sono. Além disso, pode-se ser no site do Metro, acordar sempre à mesma hora ajuda a ter uma rotina de sono mais certeira, assim como evitar ao máximo beber bebidas alcoólicas à noite que, embora até possam relaxar, interferem negativamente com a qualidade do sono.