Especialistas avisam que se continuarmos a passar horas a olhar para ecrãs enfrentaremos uma epidemia de perda de visão por todo o mundo.
A luz intensa emitida pelos ecrãs digitais está a provocar danos irreversíveis nos nossos olhos, deteriorando as nossas retinas.
Um novo relatório alerta que “agora está mais claro do que nunca que estamos a enfrentar uma epidemia global” de perda de visão – particularmente nos milhões de crianças que são expostas aos ecrãs mais cedo do que nunca.
Segundo reporta o Daily Mail, a principal autora do estudo Dra. Celia Sanchez-Ramos destaca: “É urgente que os adultos e pais atuem agora e se protejam de mais danos”.
O estudo, realizado pela Universidade Complutense de Madrid, analisou e comparou os resultados de dois estudos anteriores. Concluiu que a exposição a luz LED sem filtros promove um aumento de 23% na morte de células da retina, o que pode levar à perda de visão.
Verificaram ainda que os aparelhos com luzes LED (smartphone, tablets, computadores, etc) emitem luz com uma alta proporção de curto comprimento de onda, uma radiação visível que é caracterizada por ser altamente energética e que pode causar danos nos olhos.