Bebe uma meia de leite todas as manhãs? Temos más notícias

Sabia que um dos principais culpados pela incapacidade que tem em perder uns quilinhos extra deve-se ao leite e ao açúcar que junta ao seu café todas as manhãs?

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
04/02/2017 11:07 ‧ 04/02/2017 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Carreira

O segredo para uma perda de peso eficaz e saudável está mesmo nas pequenas coisas, mais concretamente na mudança de pequenos hábitos. Há quem troque o pão branco pelo pão de cereais, há quem substitua a manteiga pelo queijo fresco magro e há que opte por excluir as compotas.

Mas, e se for a meia de leite uma das causas para a incapacidade em perder os quilos a mais? Pois bem, juntar leite ao café (ou ao chá) e ainda por cima adoçar a mistura pode ser uma ‘bomba’ calórica.

Um recente estudo publicado na revista Public Health, e citado pelo site LiveScience, diz que as pessoas que juntam leite ao café podem estar a acrescentar cerca de 69 calorias a mais, enquanto que com o chá o acréscimo é na ordem das 43 calorias. Estes valores podem ser mais ou menos relevantes, dependendo do tipo de leite usado, se magro, meio gordo ou gordo.

O estudo analisou mais de 13 mil apreciadores de café e 6,200 apreciadores de chá entre 2001 e 2012 e os seus hábitos, se juntavam leite à bebida, creme, açúcar ou adoçante. A quantidade de vezes que bebiam por dia também foi verificada.

Para o mentor do estudo, o investigador Ruopeng An, estes valores até podem parecer irrisórios ao olhos das outras pessoas, mas a verdade é que há pessoas que bebem duas meias de leite por dia – ou várias chávenas de chá com leite – às quais tendem a adicionar açúcar, que pode variar entre um a dois pacotes, dependendo da tendência para preferir a bebida mais ou menos doce.

Além disso, uma meia de leite por dia equivale a mais 69 calorias, que no final de uma semana acresce em 483 as calorias ingeridas e num mês em 2.139 calorias. No final de um ano completo, a ‘simples’ meia de leite matinal provoca mais 25,185 calorias ingeridas, um número que pode fazer toda a diferença nas pessoas que não têm hábitos saudáveis.

Porém, é importante salientar que a meia de leite não tem obrigatóriamente que ser excluída da alimentação diária. Pelo contrário, o seu consumo é bem-vindo desde que seja feito um maior controlo das quantidades, do tipo de leite usado e, sobretudo, da quantidade de açúcar adicionada. Cada pessoa deve adaptar a meia de leite às suas necessidades e gostos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas