Conhecida como a vitamina do sol, a vitamina D contribui para a saúde dos ossos, mas também tem um importante papel no sistema imunitário. Maioritariamente o nosso corpo absorve vitamina D através da exposição solar, mas também há alimentos que podem ajudar a aumentar a ingestão desta vitamina, nomeadamente leite e derivados e óleo de fígado de peixe.
Como não é tão presente nos alimentos pode ser difícil de ingerir a dose diária recomendada de vitamina D, mas, segundo os especialistas aumentar a ingestão desta vitamina pode ser o segredo para evitar milhões de gripes e constipações.
Segundo reporta a BBC, um estudo publicado o British Medical Journal defende que algumas comidas deviam ser fortificadas com vitamina D para melhorar a saúde dos ossos e músculos e fortalecer o sistema imunitário - uma vez que o sistema imunitário usa a vitamina D para criar ‘armas’ antimicrobianas que perfuram bactérias e vírus.
O estudo realizado por investigadores da Universidade Queen Mary de Londres concluiu que incorporar vitamina D em alimentos comuns como pão ou aumentar a sua concentração no leite poderia evitar 3,25 milhões de gripes e constipações por ano.
Tomar esta vitamina em comprimidos pode não ser tão útil, uma vez que se trata de uma vitamina lipossolúvel (é absorvida em gordura e óleos e precisa deles para ser processada pelo corpo). Já as cápsulas de óleo de peixe podem funcionar melhor.