O consumo excessivo de açúcar pode mesmo provocar Alzheimer

Um estudo sem precedentes revelou uma ligação entre o açúcar no sangue e a doença de Alzheimer. Os investigadores alertam que o consumo excessivo de açúcar pode mesmo provocar esta doença.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
23/02/2017 19:52 ‧ 23/02/2017 por Vânia Marinho

Lifestyle

Estudo

Já se sabia que as pessoas com diabetes têm maior probabilidade de desenvolver a doença de Alzheimer, mas acaba de ser publicado um estudo com provas que mostram a ligação entre o açúcar e esta doença neuro-degenerativa.

Os cientistas descobriram um "ponto de inflexão" no qual os níveis de glicose começam a inibir uma enzima que combate os estágios iniciais da doença de Alzheimer.

De acordo com o estudo realizado por investigadores da Universidade de Bath e do King’s College London o consumo excessivo de açúcar faz com que os níveis de açúcar no sangue cheguem a um nível tão perigoso que basicamente é ‘a última gota’ para a doença de Alzheimer se manifestar e agravar.

Assim que os níveis de açúcar ultrapassam o limiar, restringem o desempenho de uma enzima vital – chamada MIF, na sigla em inglês (fator inibitório de migração de macrófagos) - que normalmente combate a inflamação cerebral associado à demência, segundo reporta o Daily Mail.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas