Para quem pretende banir ou reduzir o consumo de carne, a soja é uma das melhores opções para uma dieta equilibrada. Esta leguminosa é uma das proteínas vegetais mais completas e assume-se como uma aliada da boa saúde por ser ainda rica em fibra, vitaminas e minerais.
O seu consumo está associado a vários benefícios para a saúde – especialmente no que diz respeito ao cancro -, mas deve ser feito de forma cautelosa, tal como qualquer outro alimento que possa ser ser prejudicial quando consumido em excesso.
Mas, o que é que acontece quando se come demasiada soja ou a sua digestão não é feita da forma mais correta? Segundo o site Bustle são dez as consequências mais comuns e que devem servir de sinal de alerta para a possibilidade de ser necessário parar de consumir soja. No caso dos homens, o consumo de soja pode trazer alguns riscos para a saúde, devendo a inclusão deste alimento da dieta ser aconselhada por um médico e/ou nutricionista.
O formigueiro na boca é um dos sinais de consumo excessivo, mas também de uma possível dificuldade em digerir esta leguminosa, que está presente em vários produtos vegetarianos e também não vegetarianos – muitas vezes sob a forma de emulsificante Lecitina de soja.
Ainda no que diz respeito à ma digestão desta proteína vegetal, podem ocorrer episódios de diarreia e dor abdominal, explica o médico Partha Nandi, que acrescenta ainda o inchaço dos lábios, do rosto e da língua.
O consumo elevado de soja pode ainda provocar o aparecimento de acne, especialmente em mulheres adultas. Mais raro, mas não incomum, é a perda de consciência associada ao excesso de soja, diz o médico à publicação.
hormonas podem ficar desreguladas. Uma vez que a soja tem um impacto direto no organismo, as com o seu consumo exagerado, sendo uma boa opção atenuar ou banir a soja da alimentação quando o médico detetar algum tipo de desregulamento hormonal.
De acordo com a nutricionista Liana Werner-Gray, o consumo de soja (exagerado ou não) pode agravar os sintomas relacionados com a tiroide, seja o hipotireoidismo e hipertireoidismo e pode torna metabolismo mais lento r o, sendo esta uma situação preocupante para quem já tem um metabolismo menos eficaz.
Lê-se ainda no Bustle que um consumo desenfreado de soja pode causar náuseas e vómitos, dois sintomas que podem também espelhar uma sensibilidade ou intolerância a esta leguminosa e derivados (como o tofu, o edamame, miso e temph, por exemplo). Procurar um médico quando estes sintomas se repetem é fundamental.
Por fim, mas não menos comum, estão as dores de cabeça associadas à soja.