Os números não mentem: Cerca de 80% da população a nível mundial sofre de dores de costas. Esta é uma das patologias mais frequentes, podendo ocorrer de uma forma pontual ou até mesmo crónica, interferindo negativamente com a qualidade de vida e bem-estar da pessoa.
A dor lombar pode surgir em qualquer idade e em qualquer momento, contudo, explica o Buena Vida do jornal As, existem três fatores comuns e que se assumem como as principais causas deste problema de saúde.
E como não poderia deixar de ser, a má postura é um deles. Passar o dia todo sentado no trabalho e nem sempre com a postura mais correta faz com que grande parte da pressão esteja concentrada nas costas, podendo causar ainda desconforto na zona do pescoço, braços e até cabeça.
Mas existem outros fatores e um deles de peso: a obesidade. Diz a publicação que o sobrepeso e ainda a ansiedade são outros fatores de risco para as dores de costas.
Embora cada um destes três aspetos afete a saúde das costas de formas muito independentes, a verdade é que estão mais ligados entre si do que o esperado. O sedentarismo é tanto causa como consequência da obesidade que, por seu turno, faz aumentar ainda a ansiedade, que pode levar a um aumento do sedentarismo. Trata-se de uma espécie de ciclo vicioso que faz da dor nas costas uma das possíveis causas de morte prematura.