As aftas são basicamente feridas que ganha no interior da boca e geralmente surgem quando algo irrita aquele local, como comida picante ou ácida, ou até a própria escova de dentes que ali passa quando faz a escovagem.
Mas há outros fatores que podem estar envolvidos. O canal de YouTube SciShow revela que vários estudos sugerem que as aftas tendem a surgir mais quando as pessoas estão especialmente stressadas, possivelmente por causa as hormonas de stress que o corpo liberta e que provocam inflamação. Deficiência nutricionais, como falta de ferro ou de vitamina B12, também podem estar na origem das aftas.
Há ainda quem sofra de Estomatite Aftosa Recorrente, o que significa que têm aftas particularmente dolorosas que vão sempre reaparecendo. Os cientistas não sabem ao certo porque é que algumas pessoas sofrem desta condição, mas apontam que pode dever-se a fatores genéticos ou altos níveis de stress.
Portanto, se as aftas são um problema comum, pode tentar preveni-las evitando alimentos picantes e ácidos e tendo cuidado ao escovar os dentes.
Se ainda assim elas aparecerem, pode tentar aliviar a dor com tratamentos que os dentistas recomendam. Nomeadamente produtos com benzocaína. Pode ainda enxaguar a boca com peróxido de hidrogénio diluído, que queima mas mata as bactérias da afta, ou ainda usar um esteroide chamado fluocinonida que ajuda a afta a sarar mais rápido.
Quem sofre de Estomatite Aftosa Recorrente deve consultar um médico para que lhe seja receitado algo mais forte.
Recorde ainda: Mitos e verdades sobre as aftas e seis truques para diminuir a dor que provocam.