A combinação de proteína, vitaminas e minerais que se encontra nos ovos é considerada tão ‘poderosa’ que um estudo sugere que este alimento deve ser descrito como ‘multivitamínico natural’ e receitado para ajudar a prevenir e tratar doenças.
Quem o diz é a nutricionista Dra. Carrie Ruxton, num relatório de investigação que oferece conselhos aos médicos dietistas.
A revisão de um estudo destaca que, os ovos além de conterem proteínas e ácidos gordos de qualidade, incluem uma série de nutrientes essenciais, incluindo as vitaminas D e B, o selénio, o iodo e a colina, que não estão presentes em muitos mais alimentos.
A sua combinação de proteína e aminoácidos pode ser uma grande ajuda na luta para perder peso. Consequentemente, segundo vários estudos, o consumo de ovos pode ser benéfico para quem sofre de diabetes tipo 2 e ainda ajudar a controlar a tensão arterial, reduzir os níveis de mau colesterol no sangue e travar o declínio muscular e mental relacionado com a idade.
Como reporta o Daily Mail, este estudo e outros que têm saído recentemente podem contribuir para o ‘regresso’ dos ovos à alimentação saudável, depois de terem erroneamente se ter acreditado que o seu conteúdo de colesterol poderia aumentar o risco de doenças cardiovasculares.