Ricos em fibra alimentar, proteína, aminoácidos, vitaminas B1, B2, B12, C, D e E e ainda detentores um vasto leque de minerais, os cogumelos são um dos alimentos de origem vegetal mais populares e benéficos para a saúde, sendo ainda conhecidos os seus ‘poderes’ medicinais.
Podem ser consumidos depois de grelhados, estufados, fritos, guisados, cozidos ou até assados, mas a verdade é que só existem dois tipos de confeção que mantêm quase intactos todas as propriedades deste alimento. A conclusão é de um estudo publicado na revista International Journal of Food Sciences, que analisou as consequências de cada tipo de confeção.
Conta a revista Time que, depois de analisarem quatro tipos de cogumelos (champignon, shiitake, oyster e oyster rei), os cientistas concluíram que grelhar ou cozer no micro-ondas são as opções que melhor asseguram o poder nutricional do alimento, podendo mesmo aumentar os níveis de antioxidantes. Se for usado azeite em qualquer um destes processos, melhor.
Fritar os cogumelos não só reduz consideravelmente o teor de proteína, como faz cair a pique os níveis de antioxidantes, aumentado o teor de gordura. Cozer os cogumelos também tira propriedades aos alimentos, conclui o estudo levado a cabo pelo Mushroom Technological Research Center of La Rioja, em Espanha.