A vitamina B12 é um dos micronutrientes mais importantes para a saúde. Esta vitamina, de nome cobalamina, é fundamental para a qualidade e fluidez do sangue, para o funcionamento do metabolismo e para a prevenção de doenças cardíacas e mentais, pois exerce também um poder protetor do sistema nervoso.
Por estar maioritariamente presente na carne e no peixe, as pessoas que seguem uma alimentação vegetariana ou vegan podem facilmente sofrer as consequências da carência deste nutriente, consequências essas que incluem a fadiga, a náusea, a fraqueza muscular e ainda os tremores das mãos e dos pés.
Contudo, é possível obter a vitamina B12 sem ter de comer necessariamente carne e peixe. Quem tem uma dieta ovolactovegetariana pode optar pela ingestão de iogurte grego, leite ou ovos, lê-se no Prevention.
Já quem não incluiu qualquer alimento de origem animal pode sempre incluir na alimentação alimentos como os cereais fortificados (cuja presença de vitamina B12 deve constar no rótulo), o leite de soja fortificado, a soja, a alga nori, o cogumelo shiitake, o tempeh e ainda a levedura alimentar.