A retenção de líquidos é muitas vezes associada à celulite e ao excesso de peso, contudo, embora esta relação não seja de todo desmedida, a verdade é que o organismo tende a reter mais líquidos ora quando sente que os níveis dos mesmos estão demasiado baixos, ora quando se faz uma dieta com quantidades elevadas de sódio.
As mulheres são mais vulneráveis a esta situação - seja por culpa da menopausa, da gravidez, da menstruação ou do próprio organismo feminino - mas os homens não devem virar a cara ao tema, até porque a retenção de líquidos pode espelhar uma má alimentação, uma patologia ainda desconhecida ou até mesmo a ingestão insuficiente de água ao longo do dia.
Apesar de ser uma tarefa difícil, a luta contra a retenção de líquidos não tem de ser uma batalha perdida... pelo contrário. Como destaca o Desporte y Vida do jornal AS, existem alguns truques bastante simples e eficazes para dizer 'adeus' à retenção de líquidos e a todas as consequências associadas a esta condição.
Como já seria de esperar, o primeiro passo é beber mais água ou, pelo menos, água suficiente. Na prática, a base deve fixar-se sempre no litro por dia, podendo a pessoa beber mais um pouco se assim achar necessário.
Limitar o consumo de sal é também importante, mas mais importante do que isso é olhar para o sal não apenas como o condimento que se usa na comida. Como lhe mostrámos aqui, o sal (sódio) está presente na grande maioria dos alimentos que ingerimos no dia a dia, aumentando consideravelmente (ou até mesmo de forma desmedida) a ingestão deste nutriente.
Mas se é importante travar o consumo elevado de sal, é igualmente determinante excluir o máximo possível o açúcar da alimentação, seja na forma mais natural (como o pacotinho que se põe no café) ou na forma industrial (e que marca presença nos alimentos processados, como as bolachas, bolos, snacks, etc.).
Uma vez que a alimentação tem um papel determinante na prevenção e combate da retenção de líquidos, a aposta em alimentos ricos em potássio é sempre bem-vinda, pois este micronutriente é dos mais eficazes na hora de promover uma maior fluidez dos líquidos. O arando vermelho, a banana, o abacaxi, o pepino e a toranja são as opções mais certeiras.
Optar por não vestir calças demasiado justas é também uma escolha acertada, assim como dizer 'não' ao sedentarismo e fazer do exercício físico uma rotina diária e um dos momentos mais apreciados do dia.
Por fim, destaca a publicação, uma outra forma de combater a retenção de líquidos é através da inclusão de plantas diuréticas na alimentação, sendo o dente de leão a mais acessível e eficaz.