A consciência ambiental é cada vez maior seja entre as pessoas ou entre as empresas que sabem que podem fazer a diferença pela saúde do planeta Terra e de todos os que por cá habitam.
O turismo é uma das áreas de negócio mais ativas nesta 'caminhada ambiental' e as unidades hoteleiras um pouco por todo o mundo têm procurado zelar pelo ambiente e, ao mesmo tempo, aproximar os clientes da natureza, fazendo dos espaços verdes e longe de toda a poluição cosmopolita os mais requisitados para as férias.
Uma vez que 2017 foi eleito pelas Nações Unidas como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, a CNN decidiu fazer uma verdadeira volta ao mundo 'verde' e eleger aqueles que são os espaços e hotéis mais amigos do planeta, não só por fazerem da natureza protagonista, mas por não terem qualquer tipo de impacto negativo na Terra.
E entre os dez eleitos há um português. O canal norte-americano decidiu destacar o Yoga Holidays Portugal em Oleiros, um retiro que alia o yoga à ecologia e que faz da "vida simples" uma forma de estar, recorrendo à madeira local para construir mobílias e apostando na produção hortícola local para o fornecimento de alimentos. E "o rio Zezere nas proximidades oferece águas cristalinas para a natação", diz a CNN
Eis os dez destinos turísticos mais amigos do ambiente:
1 - Soneva Fushi, nas Maldivas;
2 - Bom Bom Resort, em São Tomé;
3 - eXtreme Hotel, na República Dominicana;
4 - Inkaterra, no Peru;
5 - Best of Muanmar Tour, pela Intrepid Travel;
6 - Bushmans Kloof Wilderness Reserve, na África do Sul;
7 - Cyprus Turtles, no norte do Chipre;
8 - Península de Osa, na Costa Rica;
9 - Yoga Holidays Portugal;
10 - The Emerald, Inglaterra.