Os mexilhões são muitas vezes menosprezados por serem o parente pobre dos outros grandes mariscos. No entanto a sua versatilidade, baixo preço e riqueza nutricional devem ser aproveitados.
Sabia que 15 mexilhões têm uma quantidade de proteína equivalente a 170gr de carne? Como reporta o Deporte y Vida do jornal espanhol AS, uma taça de mexilhões contém cerca de 18 gr de proteína, o que equivale a 30% da dose diária recomendada para uma pessoa com um peso médio de 68 kg.
Os mexilhões também são ricos em potássio, que contribui para a comunicação entre os nervos e os músculos, facilitando a entrada de nutrientes nas células e à libertação dos seus resíduos. Uma taça de mexilhões pode conter 480 microgramas de potássio, cerca de 14% da ingestão diária recomendada.
Contêm ainda vitamina B-12, que alguns estudos apontam que pode ajudar para o tratamento da depressão. Cada 30 gr de mexilhões cozidos contém 6,8 microgramas de vitamina B-12, o que equivale a 280% da quantidade diária mínima recomendada.
A sua grande quantidade de ácidos gordos ómega 3 tem poderes anti-inflamatórios, o zinco e as vitaminas C e A que contêm fortalecem o sistema imunitário. O seu selénio ajuda o corpo a manter-se são, o seu sódio ajuda a controlar a tensão arterial e o seu fósforo ajuda o corpo a produzir as proteínas de que o corpo precisa para se manter e reparar.