Seja atualmente ou no passado, o mais o provável é que em algum momento já tenha sido ‘escondido’ por algum parceiro.
Como é que isto acontece? Anda a sair com uma pessoa há uns meses e apesar de não serem oficialmente namorados sabem que têm uma relação de exclusividade. Costuma convidá-lo(a) para sair consigo e com os seus amigos ou colegas de trabalho e até já o(a) apresentou aos seus pais, mas depois para para pensar e repara que ainda não conhece ninguém da família ou grupo de amigos do seu novo parceiro. Estranho, não? Foi ‘escondido’.
Mas porque é que a outra pessoa o está a ‘esconder’ e não o apresenta a ninguém? O Independent e o Metro listaram cinco razões que podem estar a motivar esta situação:
1. A outra pessoa tem vergonha de si. É algo grave, mas possível, e uma boa razão para pôr fim à relação.
2. A outra pessoa não considera que a relação possa durar e funcionar a longo prazo. Se para ele/ela o que vocês têm não passa de um ‘engate’ ou namorico e não vai durar, é normal que não o/a queira apresentar à família e aos amigos. Falem e tentem perceber se estão no mesmo ponto em relação ao futuro que imaginam.
3. É por insegurança e por o/a querer só para ele/ela. Se a pessoa com quem anda a sair tem problemas se autoestima e segurança, isso pode explicar a relutância em o/a apresentar a amigos e colegas de trabalho.
4. Não tem amigos para apresentar. A outra pessoa tem menos de 200 amigos nas redes sociais? Está sempre disponível para ir ter consigo? É possível que ela simplesmente não tenha um grupo de amigos. Se a pessoa não tiver mesmo nenhum amigo e você for praticamente a única pessoa na vida dela, isso pode ser um sinal de alerta.
5. Os amigos dele(a) não são boas pessoas. A pessoa com que anda a sair pode ter receio de o/a apresentar aos amigos e familiares porque simplesmente acha que eles são imaturos, sexistas, coscuvilheiros ou algo do género e com o qual não quer que você tenha de lidar e conviver.