A dieta dos macro nutrientes ou IIFYM – siga em inglês para “If It Fits Your Macros”, que significa que pode comer tudo desde que se ajuste às suas necessidades de macro nutrientes.
Os macro nutrientes são essenciais para o funcionamento do organismo e dividem-se nos seguintes grupos: hidratos de carbono, proteínas e gorduras.
Esta dieta propõe que se calcule os macro nutrientes de que precisa para conseguir formar ou manter o volume muscular e a sua premissa é a de a comer tudo o que quiser, desde que se inclua nas suas necessidades.
É considerada uma anti-dieta porque aqui não interessa se come uma lasanha ou legumes assados com carne, mas só a quantidade de macro nutrientes que consome. Se bem que é indicado que não use esta dieta como desculpa para só comer ‘junk food’, mas sim que equilibre a comida saudável com a dita menos saudável.
Isto significa que entre 45 a 55% das calorias diárias ingeridas devem vir de hidratos de carbono, 25 a 35% da proteína e o restante de gorduras saudáveis, segundo Liz Applegate, diretora de nutrição desportiva da Universidade da Califórnia, à revista Shape. Ou seja, cerca de 300 gr de hidratos de carbono, 130 gr de proteína e 42 gr de gordura para uma mulher ativa, a seguir uma dieta de 2.200 calorias por dia.
Tanto pela flexibilidade como pela ingestão calórica, esta dieta é mais indicada par desportistas e frequentadores assíduos de ginásios, nem tanto para quem quer emagrecer.