As seis mentiras que todos os casais contam
A promessa é de dizer a verdade, nada mais do que a verdade e somente a verdade... Mas isso nem sempre acontece.
© iStock
Lifestyle Dicas
Há mentiras e mentiras, é um facto. Enquanto algumas são altamente condenáveis, outras têm como objetivo proteger alguém. No caso dos casais, e apesar da jura de honestidade, são comuns algumas mentiras ao longo da vida a dois... mas nem todas são más.
Como destaca o El Confidencial no seu site, uma das mentiras mais comuns entre namorados/casados é a 'velha' história do 'essa roupa fica-te bem'. Esta mentira - inofensiva - surge muitas vezes no seguimento da pergunta 'fica-me bem?' e tem como objetivo ora evitar possíveis discussões, ora proteger a cara-metade da tristeza e insegurança.
Também comum é a frase 'não estava a olhar para ele/a', a típica mentira que tem como objetivo atenuar os ciúmes e travar uma possível discussão. Para o psicólogo Arthur L. Kovacs esta é a típida "mentira santa".
'Não se passa nada' é também a resposta que se dá constantemente à questão 'o que é que tens' e que espelha uma das mentiras mais comuns entre casais, mentira essa que vem muitas vezes associada a uma justificação que também não faz jus à verdade: 'estou apenas cansado/a'.
Quando o casal ainda não partilha teto e um dos membros não está preparado para dar esse passo, é comum encontrar na mentira uma forma de tentar afastar-se. A típica 'estive para te ligar ontem à noite' é das mais comuns, diz o site.
Há quem diga que uma vez infiel, infiel para sempre... menos para a pessoa que trai e que jura a pé juntos que 'nunca te fui infiel'.
Mas não há mentira mais comum e mais mentirosa do que aquela que diz 'nunca te menti e nunca te mentirei'. Ora, será que não?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com