Vários estudos comprovam que o treino intervalado de alta intensidade (conhecido como HIIT) queima mais calorias do que o treino cardio estável, melhora a saúde cardiovascular e ainda ajuda a reduzir a circunferência abdominal. Portanto não admira que este treino tenha cada vez mais adeptos.
No entanto, por ser tão exigente e ‘pesado’ para o sistema nervoso do corpo, além de propenso a lesões, só deve ser realizado no máximo duas vezes por semana.
Se está à procura de um treino para intercalar ou mesmo substituir o HIIT, o PHA pode revelar-se a opção ideal, como sugere o site australiano Body + Soul.
O PHA, ou Ação Cardíaca Periférica, é um treino baseado em circuitos que vai alternando exercícios de força para a parte superior e inferior do corpo a uma intensidade moderada.
Não é nada novo, até porque se pensa que foi criado pelo Dr. Arthur Steinhaus em meados de 1949, mas estudos recentes têm destacado os seus benefícios.
Um estudo publicado no European Journal of Applied Physiology e que comparou o PHA ao HIIT, revelou que o PHA aumenta a força muscular, melhora moderadamente a aptidão cardiovascular e tem desgaste mínimo no corpo. Segundo destaca o Body + Soul, este exercício é ideal para queimar gordura, uma vez que os exercícios de força ajudam a ganhar massa muscular, aumentando o metabolismo, enquanto a frequência cardíaca elevada provocada pelo circuito e pelo alternar dos exercícios da parte superior e da parte inferior do corpo, queima calorias ao longo do treino.
Este tipo de treino pode ser realizado duas a três vezes por semana.