Quatro modas do mundo do fitness que deve evitar

O exercício é como a alimentação, quanto mais personalizado, melhor.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
27/09/2017 10:20 ‧ 27/09/2017 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Conselhos

A prática de exercício físico traz múltiplos benefícios para a saúde e a sua inclusão na rotina diária é a melhor forma de conseguir um corpo tonificado e forte.

Para que a rotina de treino permita alcançar os objetivos traçados, é preciso, em primeiro lugar, que a pessoa respeite as suas necessidade e capacidades, optando por um treino personalizado e que inclua os exercícios que mais se adequam ao que pretende. Mas além disso é ainda importante não cair em alguns erros comuns, como seguir 'cegamente' as modas do mundo do fitness sem saber se o exercício é ou não indicado para si.

Fazer abdominais sem fins continua a ser um dos hábitos mais comuns entre quem pratica exercício físico, mas a verdade é que este exercício em nada é eficaz na hora de tonificar o abdómen, especialmente se a pessoa estiver ainda em baixo de forma. Para uma barriga mais lisa, o melhor é mesmo optar por fazer pranchas e flexões invertidas, aumentando a intensidade de forma progressiva.

As aulas de grupo são também uma das modas mais atuais do mundo do fitness, mas podem ser uma valente perda de tempo quando não são aproveitadas ao máximo. Frequentar aulas mais do que uma vez por semana e continuar sempre com os pesos mais leves (seja a nível de caneleiras, alteres ou barras de ferro) em nada vai contribuir para a boa forma física.

Tal como destaca a revista norte-americana Women's Health, o hot yoga é um dos exercícios mais 'trendy' do momento, mas será bom para todos? Nem por isso. As pessoas que não lidam bem com o calor e que nunca experimentaram antes qualquer tipo de exercício de yoga não devem aventurar-se logo nas aulas com temperaturas elevadas, pois não sabem ainda quais os limites de flexibilidade que têm (noção que se pode perder facilmente quando o corpo está quente).

Por fim, destaca a publicação, uma outra moda do mundo do fitness que deve ser evitada ao máximo é a dependência dos gadgets de controlo de performance ou perda de calorias. Estes relógios e/ou aplicações móveis até podem ajudar a ter uma melhor noção do progresso que se está a fazer, mas podem também induzir as pessoas em erro... e levá-las a contrair lesões, pois o risco de distração durante o treino é grande.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas