Faz exercício físico e está a ganhar estrias? Saiba como tratar

As estrias são cicatrizes cutâneas da pele, que se referem a pequenas fraturas causadas à derme, por fenómenos de distensão dos tecidos e fatores hormonais que fragilizam as fibras de colagénio. 

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
27/02/2018 18:33 ‧ 27/02/2018 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Dicas

Estas pequenas ruturas são lesões irreversíveis que formam cicatrizes dérmicas visíveis. Quando a epiderme se rompe, ela fica inflamada, vermelha, e, quando essa lesão cicatriza, a estria fica branca.

As fibras da pele geralmente rompem-se por estes motivos: gravidez, perca ou ganho de peso extremo e repentino, e crescimento do corpo na puberdade. Mas o uso de alguns medicamentos, à base de cortisona, e a prática de musculação, assim como o consumo de esteroides ou até de suplementos nutricionais, também podem favorecer o seu aparecimento.

No caso da musculação, os dermatologistas aconselham que o ganho de massa seja lento para que a pele se ‘adapte’ gradualmente, evitando assim o rompimento da derme.

No tratamento das estrias já instaladas recomenda-se a esfoliação, o uso de cremes, microagulhamento, carboxterapia, laser, peeling e injeção de medicação para romper a cicatriz. Consulte um médico ou um profissional de estética.

Já para diminuir a intensidade da estria, é recomendável a hidratação da pele com cremes específicos, o controle de peso e até a prática de alongamentos.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas