Porque é que os gatos lambem o pelo? (não, não é só para se limparem)

O motivo, assim como o comportamento, é semelhante a vários felinos, mesmo os leões africanos.

Notícia

© iStock

Mariana Botelho
31/03/2018 13:00 ‧ 31/03/2018 por Mariana Botelho

Lifestyle

Redes Sociais

Avança um especialista em animais selvagens de Zoo que a língua dos felinos, gatos domésticos inclusive, funciona como uma lixa que ‘penteia’ o pelo do animal, ao mesmo tempo em que retira certas impurezas.

Além disso, o ato de passar a língua pelo próprio pelo ajuda a espalhar o óleo naturalmente produzido pelo gato com o propósito de manter ‘impermeabilizar’ o corpo, retendo o calor no inverno.

Por outro lado, no verão o mesmo exato ato serve para arrefecer o corpo que esfria com a saliva – algo necessário já que os gatos apenas suam das patas, segundo o The Washington Post.

A par do processo de ‘limpeza’, o passar a língua pelo próprio pelo serve assim para que se mantenham confortáveis em certos cenários, mas há também um fator de cariz social, como aponta a publicação estadunidense: é desta forma que os gatos mostram afeto, seja um com os outros como com os seus donos.

Em suma, o ato de lamber o pelo é algo natural e positivo, contudo, importa ter em conta que, em certos casos, também pode indicar stress, por exemplo, quando o gato se apercebe de que vai ao veterinário e repete constantemente o ato em causa.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas