Cerca de 95% do sódio que ingere é absorvido pelo corpo – mesmo que não tenha por hábito abusar do sal, este tempero pode ter um efeito prejudicial no organismo. Um estudo norte-americano, levado a cabo recentemente pelo Centro de Controlo de Doenças, apurou que 90% dos indivíduos come sal a mais, ingerindo diariamente 3,592 miligramas (quando são recomendados 2,300 miligramas diários).
Com o passar do tempo, os rins têm dificuldade em processar o excesso de sódio ingerido, e como tal o corpo armazena mais água para o diluir (daí que talvez se sinta inchado). Este processo aumenta o fluxo de liquido à volta das células e o volume de sangue no organismo. O aumento do volume sanguíneo significa que o coração tem que fazer o dobro do esforço para trabalhar – com o tempo, tal poderá levar a um aumento da pressão arterial, provocar ataques cardíacos e enfartes.
A nutricionista Brierley Horton, explica: “Abusar do sal é algo que pode acontecer facilmente quando consumimos ‘fast-food’, refeições pré embaladas ou quando comemos em restaurantes. Deve ouvir o seu corpo e perceber aquilo que sente”.
Se por acaso consumiu sódio em excesso, estas são as melhores maneiras para que recupere rápido e se sinta bem:
Beba muita água
Beber muita água ajuda à expulsão do sódio pelos rins; permanecer hidratado também vai ajudá-lo a que fique menos inchado.
Suba para a passadeira
A prática de exercício físico irá fazer com que elimine o sódio em demasia através da transpiração. Novamente, é importante que permaneça hidratado.
Coma uma banana
O potássio ajuda a neutralizar o sódio. Alimentos como as bananas, o feijão branco, vegetais e batatas são uma ótima fonte desta substância. “Comer alimentos com alto teor de potássio faz bem. Todavia, quem sofre de problemas renais deve monitorizar a quantidade de potássio que ingere e falar com o seu médico”.
Fale com o seu médico
Certas pessoas são mais sensíveis ao sal do que outras, sobretudo os indivíduos a partir dos 51 anos, de raça negra, e que sofrem de doenças cardiovasculares e de pressão arterial elevada.