"O mundo está a seguir de perto o que se vai passar dentro de horas em Singapura", disse Guterres à imprensa na véspera da histórica cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un.
Guterres elogiou o "valor" dos dois líderes e disse esperar que eles possam "quebrar o perigoso ciclo que tanta preocupação causou o ano passado".
O objetivo, sublinhou, deve continuar a ser "a paz e a desnuclearização verificável".
"O caminho exigirá cooperação, compromisso e uma causa comum. Inevitavelmente existirão altos e baixos, momentos de desacordo e duras negociações", alertou.
Perante as potenciais dificuldades, Guterres assegurou que a ONU está pronta para apoiar o processo "de qualquer modo, incluindo a verificação, se for solicitado pelas partes-chave".
"Eles são os protagonistas", insistiu, realçando que as Nações Unidas apenas oferecem a sua ajuda e que o seu único objetivo é o êxito das negociações.
Guterres pediu, por outro lado, para que se preste atenção à situação humanitária na Coreia do Norte e recordou que a ONU está a tentar obter 111 milhões de dólares (93,9 milhões de euros) para dar resposta às necessidades imediatas de seis milhões de pessoas.