No final da cimeira em Singapura, Kim Jong-un e Donald Trump assinaram um documento conjunto que, segundo o líder norte-coreano, "permitirá ao "mundo ver uma grande mudança".
Os pormenores do acordo ainda são escassos, no entanto, pelo que é possível ler do documento, está saliente que a Coreia do Norte se "compromete com a completa desnuclearização da Coreia". Por seu lado, o presidente Donald Trump compromete-e em dar garantias de segurança à República Popular Democrática da Coreia [nome oficial da Coreia do Norte]".
Para além disso, "os Estados Unidos e a República Popular Democrática da Coreia vão unir esforços para construir uma paz duradoura e estável na peninsula corena".
ZOOM IN ON THE TEXT: "President Trump committed to provide security guarantees to the DPRK, and Chairman Kim Jong Un reaffirmed his firm and unwavering commitment to complete denuclearization of the Korean Peninsula." pic.twitter.com/vXBeIMP81i
— Conor Finnegan (@cjf39) June 12, 2018
No final do encontro, Trump garantiu que o processo de desnuclearização terá início "muito rapidamente". Kim Jong-un salientou que os dois países pretendem "deixar o passado para trás".
Os presidentes da Coreia do Norte e dos Estados Unidos encontraram-se, esta terça-feira, em Singapura, num encontro histórico, depois de cerca de 70 anos de grande tensão entre os dois países.