O governador regional da província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, confirmou que todos os 12 jovens e o seu treinador de futebol juvenil foram encontrados com vida esta segunda-feira.
A informação foi avançada pela BBC que, citando o governador, garante que os rapazes e o treinador estão bem.
"Encontrámos os 13 a salvo, vamos tomar conta deles até que se consigam mexer", afirmou Osottanakorn, citado pela Sky News.
As equipas de socorro prosseguem os trabalhos de forma a levarem os jovens para a superfície. O desafio agora é fazê-lo em segurança, devido ao nível da água e à lama que impede os acessos.
Os jovens, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos, tinham desaparecido no passado dia 23 de junho, nas grutas de Tham Luang.
Estavam a visitar o local quando foram surpreendidos pela subida repentina do nível das águas, tendo ficado presos no local, sem qualquer possibilidade de contactar com o exterior.
As equipas de emergência tailandesas, apoiadas por outras equipas internacionais, levaram a cabo duras operações de resgate, que foram dificultadas pelas chuvas intensas, mas que contaram com uma enorme onda de solidariedade e de esperança à escala mundial.
Chiang Rai governor says all 13 missing in Thai cave have been found. He says they are safe.
— Jonathan Head (@pakhead) July 2, 2018
No entanto, no domingo, os mergulhadores conseguiram avançar significativamente e começaram a drenar água, o que possibilitou que chegassem cada vez mais longe. Esta segunda-feira conseguiram encontrar os 12 jovens e o seu treinador.
Momento de felicidade depois do anúncio do governador regional© Twitter
JUST IN: 12 teenage boys trapped with their soccer coach in caves for nine days in northern Thailand have been found alive, Thai official says https://t.co/8X9fnjg15u pic.twitter.com/5SDkWz9fHV
— CNN International (@cnni) July 2, 2018
Leia também:
Tailândia: "Eles estão todos a salvo, mas a missão não está completa"