Horas depois de ter sido anunciado que os jovens tailandeses de uma equipa de futebol sub-16 e o seu treinador foram encontrados com vida, surgem as primeiras imagens do interior da gruta onde os 12 jovens e o seu treinador estão.
"Vocês são fortes. Muito fortes", diz um dos fuzileiros aos jovens, que aguardam pelo momento em que, finalmente, possam regressar à superfície, isto depois dizer que é "segunda-feira" e que os jovens estão ali "quase há dez dias".
"Muitas pessoas estão a caminho. Nós voltamos, nós voltamos", garante o fuzileiro.
O vídeo, que pode ver em baixo, foi partilhado na página de Facebook dos fuzileiros da Tailândia, que conseguiram, esta segunda-feira, chegar junto dos jovens, com idades entre os 11 e os 16 anos, que estavam desaparecidos há nove dias.
O governador regional da província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, disse que a missão das equipas de resgate ainda não chegou ao fim. O principal desafio, agora, é conseguir levar os 12 jovens e o treinador para a superfície, uma tarefa que depende de vários factores, desde condições climatéricas ao estado emocional e físico da equipa juvenil.
Nesse sentido, nas próximas horas, serão enviados médicos e enfermeiros para o interior da gruta para prestar auxílio aos jovens. Será também preciso apurar se a equipa sub-16, que não come há vários dias, consegue comer normalmente ou se, ao invés disso, será necessário ingerirem líquidos.
Para além disso, devido aos nove dias em que estiveram presos e isolados, os jovens estão com a suas capacidades sensoriais limitadas, um factor que as equipas de resgate terão em conta na abordagem às operações de resgate.
© Reuters
No exterior das grutas de Tham Luang, os familiares da equipa juvenil festejam as boas notícias. Uma imagem captada pela agência Reuters, mostra uma das familiares a ver, num tablet, as imagens dos jovens no interior da gruta. Nas próximas horas, os familiares esperam finalmente poder abraçar, nove dias depois, os corajosos jovens.
Leia também:
Tailândia: "Eles estão todos a salvo, mas a missão não está completa"
Toda a equipa de futebol juvenil encontrada com vida na Tailândia
Tailândia: Polícia larga dezenas de caixas de sobrevivência na caverna