Kagame discursava na quinta edição do Fórum de Liderança Africana, em Kigali, onde se discutiu as perspetivas de um aumento, melhoria e financiamento efetivo para a transformação de África.
"O valor dos fluxos financeiros ilícitos, dos impostos evitados e da extração de mercadorias excede em muito o da ajuda externa. Mas temos que assumir a responsabilidade pela má distribuição dos recursos de África e tomar medidas para corrigir isso ", afirmou o chefe de Estado ruandês.
"Afinal, em África, temos tudo de que precisamos, em termos reais. O que quer que esteja a faltar, nós temos os meios para adquirir. E, no entanto, continuamos mentalmente casados com a ideia de que nada se pode mover sem financiamento externo. Estamos até a implorar por coisas que já temos. Isso é uma absoluta falha de mentalidade", considerou Kagame.
O Fórum de Liderança Africana é organizado pelo gabinete do ex-Presidente da Tanzânia, Benjamin Mkapa, em conjunto com o Instituto de Liderança Africana para o Desenvolvimento Sustentável (Instituto UONGOZI). Reúne ex-chefes de Estado, chefes de organizações regionais, líderes governamentais e empresariais e outros decisores de alto nível para discutir os desafios estratégicos que o continente enfrenta.
Os ex-presidentes Armando Guebuza e Joaquim Chissano, de Moçambique, Mohamed Moncef Marzouki, da Tunísia, e Olusegun Obasanjo, da Nigéria, também participaram no fórum.