Colapsou, esta terça-feira, uma ponte sobre uma autoestrada em Génova, Itália, num incidente que terá envolvido nove carros. O vice-ministro dos Transportes, Edoardo Rixi, indicou à Rai News que há, pelo menos, sete mortos. Mais tarde, em entrevista a outros meios, o ministro do Interior, Matteo Salvini, falou em onze mortos. O número deverá ainda alterar-se, pois ainda estão a ser realizados os trabalhos de salvamento.
O Corriere della Sera indica que alguns carros poderão ter caído dezenas de metros e que poderão estar esmagados por baixo dos escombros. São citadas algumas fontes que avançam com "dezenas de mortos", entre os que caíram da ponte e os que estavam por baixo da mesma.
A ponte Morandi passa por cima da autoestrada A10, na zona de Sampierdarena. Cerca de 100 metros da estrutura terão sucumbido, de acordo com as primeiras indicações.
A Proteção Civil local indicou, através das redes sociais, que todos os meios de emergência genoveses foram mobilizados para o local.
As autoridades têm cães pisteiros envolvidos nas buscas por pessoas que possam estar sob os escombros.
#14ago #Genova 12:00, crolla parte del ponte Morandi sulla #A10. Le squadre #vigilidelfuoco stanno operando in massa, attivatinteam usar e cinofili pic.twitter.com/gjSJLvjw1K
— Vigili del Fuoco (@emergenzavvf) 14 de agosto de 2018
Um vídeo publicado nas redes sociais mostra os minutos finais da queda da enorme estrutura.
Aqui, algumas imagens após a queda:
Madonna che ansia passo da quel ponte spessissimo, tutti quelli che conosco ci passano, com'è possibile #Genova pic.twitter.com/BrqJIPKlMv
— Perfectly wrong (@La_Lessia) 14 de agosto de 2018
A ponte Morandi, saliente-se, foi construída nos anos 60 e liga os distritos de Sampierdarena e Cornigliano, com cerca de um quilómetro de extensão e 90 metros de altura, no seu ponto mais alto. Não são ainda conhecidas as causas da queda parcial da ponte, mas poderá ser uma combinação de falha estrutural com as condições meteorológicas que se fazem sentir.
[Notícia atualizada às 12h51]