COP29. Guterres considera acordo essencial mas diz que esperava mais

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, considerou esta noite o acordo sobre o clima alcançado em Baku, no Azerbaijão, como essencial para manter vivo o limite de 1,5°C para o aquecimento global.

Notícia

© NHAC NGUYEN/AFP via Getty Images

Lusa
23/11/2024 23:55 ‧ 23/11/2024 por Lusa

Mundo

COP29

Numa reação nas redes sociais ao acordo na conferência da ONU sobre o clima, COP29, alcançado já domingo na capital azeri (hora local), segundo o qual os países desenvolvidos concordaram em apoiar com 300 mil milhões de dólares anuais (cerca de 287,86 mil milhões de euros, ao câmbio atual) nos próximos 10 anos os países em desenvolvimento, António Guterres escreveu que esperava mais.

 

"Esperava um resultado mais ambicioso - tanto em termos de financiamento como de mitigação - para responder à escala do grande desafio que enfrentamos, mas o acordo alcançado fornece uma base sobre a qual construir", escreveu, assinalando depois que o acordo tem der ser "honrado na íntegra e atempadamente".

"Apelo aos governos para que o façam, com urgência. Felicito todos os delegados, jovens e representantes da sociedade civil que se deslocaram a Baku para promover a máxima ambição e justiça. A minha mensagem para eles: Continuem assim. A ´@unitednations´ está convosco. A nossa luta continua. E nunca desistiremos", acrescentou o secretário-geral.

Leia Também: COP29: Aprovado financiamento climático de 300 mil milhões anuais

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas