Destroços de avião da 2.ª Guerra descobertos debaixo de glaciar derretido

O avião tinha-se despenhado na Suíça em 1946.

Notícia

© Reprodução/ CBS News

Sara Gouveia
17/08/2018 21:35 ‧ 17/08/2018 por Sara Gouveia

Mundo

Suíça

Uma onda de calor que assolou a Suíça tornou visíveis os destroços de um avião norte-americano da Segunda Guerra Mundial, que se tinha despenhado nos Alpes há 72 anos.

O Skytrooper Dakota C-53 estava a viajar da Áustria para Itália quando colidiu com um glaciar a uma altitude de 3.349 metros a 19 de novembro de 1946, conta a CBS News.

Quatro tripulantes e oito passageiros estavam a bordo e vários ficaram feridos, no entanto, não houve registo de mortos. O resgate foi feito seis dias depois e os sobreviventes foram obrigados a beber neve derretida e a racionar chocolates para conseguirem aguentar.

Já em 2012, três jovens tinham descoberto a hélice do avião enterrada no glaciar e à medida que este continuou a derreter o resto do aparelho ficou a descoberto.

Um arqueólogo que trabalha para o cantão de Berna já revelou que os americanos demonstraram bastante interesse nos objetos históricos. Enquanto o levantamento não é feito, foi pedido ao dono de uma cabana perto do local que vá tomando atenção para garantir que os destroços continuam no mesmo sítio.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas