"O primeiro-ministro realizou hoje uma conversa construtiva com o Presidente Donald Trump sobre o Acordo de Livre Comércio da América do Norte [NAFTA, sigla em inglês]", informou o gabinete de Justin Trudeau em comunicado.
"Os líderes acolheram favoravelmente os progressos realizados no quadro das discussões com o México e esperam com interesse que as suas equipas continuem as negociações esta semana, com vista a levá-las a cabo", lê-se na nota.
Na segunda-feira, Donald Trump anunciou, a partir do Salão Oval da Casa Branca, a conclusão de "um bom acordo" comercial com o México, no quadro da revisão do NAFTA, tratado comercial integrado pelo México, Canadá e Estados Unidos desde 1994.
O Canadá não participou nesta fase de negociações. O executivo canadiano assumiu que preferia juntar-se à mesa de discussões após a resolução dos diferendos que separavam os Estados Unidos e o México.
Otava vai agora regressar à mesa de negociações. Imediatamente após este anúncio, a ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Chrystia Freeland, disse que estaria de volta a Washington na terça-feira "para continuar as negociações", em curso há um ano, interrompendo a viagem diplomática que havia começado pela Europa.
Desde que chegou à Casa Branca, em janeiro de 2017, Trump caracterizou o NAFTA como um acordo "desastroso" para os Estados Unidos.