A final do US Open de ténis ainda está a dar que falar, não tanto pelo jogo em sim mas pela discussão entre Serena Williams e o árbitro português Carlos Ramos, a quem Serena chamou de “ladrão”. A mais recente polémica está relacionada com um cartoon da autoria do australiano Mark Knight e que foi publicado no Herald Sun.
O cartoon está a ser criticado por ser “racista” e “sexista” e por dar continuidade à narrativa da “mulher negra irritada”. Na caricatura, Serena está a saltar em cima da sua raquete partida, visivelmente chateada. Perto de si está uma chupeta e atrás pode-se ver Naomi Osaka e Carlos Ramos, que pede à tenista japonesa para deixar a adversária ganhar.
Mark Knight defende-se das críticas e num tweet disse para não se “trazer a questão do género para a discussão quando tem apenas a ver com comportamento”. Para provar o seu argumento, postou um cartoon que tinha desenhado uns dias antes de Nick Kyrgios no mesmo torneio. A caricatura mostra um árbitro a abordar o tenista australiano com calma perante a sua postura de desinteresse.
Well Julie here’s a cartoon I drew a few days before when Australian male tennis player Kyrgios at the US Open was behaving badly. Don’t bring gender into it when it’s all about behaviour. I’ll accept your apology in writing pic.twitter.com/NLV0AjPGsY
— Mark Knight (@Knightcartoons) September 10, 2018
Certo é que não é a primeira vez que os cartoons de Knight são considerados racistas e sexistas.