O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia, este domingo, de querer passar uma "ilusão de cessar-fogo", após o seu homólogo russo ter decretado tréguas na guerra com a Ucrânia durante a Páscoa.
"Em várias direções, na linha da frente, já houve 59 casos de bombardeamentos russos e cinco ataques por unidades russas [...]. O inimigo realizou dezenas de ataques com drones FPV", escreveu Zelensky, depois de ter recebido um relatório do comandante-chefe Syrskyi pelas 06h00 (hora local), acrescentando que na região de Kursk, o exército russo realizou ataques de artilharia e drones.
Zelensky afirmou ainda que os seus "homens estão a responder como o inimigo merece" e que a "Ucrânia vai continuar a agir de forma simétrica".
"Entre as 18h00 de ontem e a meia-noite de hoje, houve 387 bombardeamentos e 19 ataques pela forças russas. Os drones foram usados 290 vezes pelos russos", disse.
E acrescentou: "Na manhã da Páscoa, podemos afirmar que o exército russo está a tentar criar uma ilusão de cessar-fogo, enquanto que em algumas áreas continuam tentativas isoladas para avançar e causar perdas na Ucrânia".
"A Rússia deve cumprir as condições do cessar-fogo. A proposta da Ucrânia de estender o cessar-fogo por 30 dias após a meia-noite continua em cima da mesa. Vamos agir de acordo com a situação real no terreno", referiu o presidente ucraniano.
A report by Commander-in-Chief Syrskyi on the frontline as of 6:00 a.m.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) April 20, 2025
Across various frontline directions, there have already been 59 cases of Russian shelling and 5 assaults by Russian units. In the sector of the Starobilsk Operational Tactical Group, one combat engagement…
De recordar que, no sábado, Zelensky propôs a Putin um alargar do período de tréguas por 30 dias, ou seja, até ao dia 20 de maio.
Leia Também: Zelensky responde a Putin: "30h fazem manchetes. 30 dias oportunidades"