"Profundamente triste com o falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco. Neste momento de dor e recordação, transmito as minhas sinceras condolências à comunidade católica mundial", afirmou Narendra Modi nas redes sociais.
"O Papa Francisco será sempre recordado como um exemplo de compaixão, humildade e coragem espiritual por milhões de pessoas em todo o mundo. Desde muito jovem, dedicou-se a concretizar os ideais de Cristo. Serviu diligentemente os pobres e os oprimidos", acrescentou.
Modi acompanhou a sua mensagem com várias fotografias tiradas durante um encontro com Francisco, mostrando os dois abraçados, e agradeceu-lhe o "afeto pelo povo da Índia", onde residem cerca de 26 milhões de cristãos.
O líder indiano teve vários encontros com o Papa, o último dos quais em junho passado, à margem da cimeira do G7 em Itália.
Num encontro anterior, em 2021, o primeiro-ministro indiano convidou o pontífice argentino a visitar a Índia.
O Papa Francisco, que tinha 88 anos, morreu na segunda-feira às 07:35 (05:35 GMT) na sua residência na Casa Santa Marta.
A morte ocorreu depois de ter sido internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli em 14 de fevereiro, onde lhe foi diagnosticada uma pneumonia bilateral.
Após 38 dias de hospitalização, regressou à residência no Vaticano, na Casa Santa Marta, para continuar a recuperação.
Leia Também: Patriarca de Lisboa recorda "abraço caloroso" e "alegria contagiante"