As autoridades ainda não identificaram as duas vítimas mortais do tiroteio que aconteceu na quinta-feira num campus universitário em Tallahassee, no estado norte-americano da Florida, mas as famílias já 'avançaram' e emitiram comunicados a identificar as mesmas.
Segundo a CBS News, as vítimas são Tiru Chabba e Robert Morales, de 45 e 57 anos, respetivamente.
Note-se que o atirador, um estudante de 20 anos, usou a arma da mãe, uma agente local. Para além de dois mortos, o jovem fez ainda várias feridos, que, apesar de permanecerem no hospital, estão estáveis.
Quem eram as vítimas?
Tiru Chabba
Tiru Chabba foi uma das vítimas deste tiroteio, deixando uma esposa e dois filhos. A informação foi avançada por advogados da Strom Law Firm, que representam os familiares.
O homem estava no local a trabalhar para um fornecedor do campus universitário, segundo a nota, citada pela imprensa internacional, explica.
"A família de Tiru Chabba está agora a passar por uma situação inimaginável", explicou o advogado Bakari Sellers, apontando: "Em vez de esconderem ovos da Páscoa e visitarem amigos e familiares, estão a viver um pesadelo em que este pai amoroso e marido dedicado lhes foi roubado num ato de violência sem sentido e evitável."
"Pedimos-vos que mantenham a família dele nos vossos pensamentos e orações, enquanto lutamos para garantir que eles vejam justiça que honre as memórias do Sr. Chabba e de todas as vítimas do tiroteio de quinta-feira", lê-se ainda.
The two victims who lost their life in yesterday’s active shooter at Florida State University (FSU) have been identified as Tiru Chabba & Robert Morales.
— Noteworthy News (@newsnoteworthy) April 18, 2025
Tiru Chabba worked for Aramark Collegiate Hospitality as a regional vice president, having achieved this accomplishment in… pic.twitter.com/k5h4u82j3o
Robert Morales
Já Robert Morales, de 57 anos, era um trabalhador ligado à restauração no campus, e a sua morte foi primeiramente anunciada pelo irmão nas redes sociais e, posteriormente, confirmada à CBS News Miami.
"Hoje perdemos o meu irmão mais novo", escreveu Ricardo Morales Jr, acrescentando: "Ele foi uma das vítimas mortas na FSU. Ele adorava o seu trabalho e a sua linda mulher e filha. Estou contente por teres estado na minha vida."
Ainda de acordo com as publicações internacionais, o pai de Robert e Ricardo Morales era um exilado cubano que se tornou agente da CIA no sul da Florida e tinha a alcunha de 'Monkey' ['Macaco']. Ricardo 'Monkey' Morales era um militante anti-Castro e a sua história será mesmo contada num livro escrito pelo filho Ricardo Morales Jr., que ainda deverá ser publicado este ano.
Robert Morales estava numa reunião com outros funcionários quando o tiroteio começou.
Leia Também: "Desprezíveis". Avó de suspeito do tiroteio nos EUA acusa pais do jovem