Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Casal adoeceu em restaurante de Salisbury mas Novichok já foi descartado

A polícia britânica excluiu a possibilidade de o agente nervoso estar envolvido na indisposição que afetou duas pessoas. Ambas permanecem no hospital sob observação.

Casal adoeceu em restaurante de Salisbury mas Novichok já foi descartado
Notícias ao Minuto

08:30 - 17/09/18 por Fábio Nunes

Mundo Salisbury

A população de Salisbury, no Reino Unido, voltou a viver momentos de sobressalto e de medo, depois de duas pessoas, uma das quais de nacionalidade russa, terem adoecido num restaurante local, o Prezzo, na noite deste domingo. Temeu-se que, tal como aconteceu com Sergei Skripal e a sua filha Yulia e mais recentemente com Dawn Sturgess e Charlie Rowley, tivessem sido expostos ao agente nervoso Novichok.

No entanto, uma porta-voz da polícia já descartou essa possibilidade, de acordo com a Sky News. “Podemos confirmar que não há nada que sugira que Novichok é a substância [em causa]”.

Um homem, na casa dos 40 anos, e uma mulher, na casa dos 30, sentiram-se mal no restaurante e foram transportados para o hospital de Salisbury. Nesta altura não são conhecidos muitos pormenores sobre o seu estado de saúde. Sabe-se apenas que vão “permanecer no hospital sob observação”.

A hipótese de ter sido cometido um crime também não foi afastada. “O estado de incidente grave foi reduzido. Neste ponto não é claro se foi cometido algum crime e a investigação vai prosseguir”, adiantou a porta-voz da polícia de Wiltshire.

Algumas testemunhas afirmam que uma equipa de quatro ambulâncias foi chamada para o restaurante Prezzo. Outras dizem que tiveram de ficar fechadas num bar ali perto e que foi criado um cordão policial naquela área. A Sky News revela que as autoridades ficaram com os dados de todos as pessoas que estavam no restaurante quando os dois clientes adoeceram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório