Casal adoeceu em restaurante de Salisbury mas Novichok já foi descartado
A polícia britânica excluiu a possibilidade de o agente nervoso estar envolvido na indisposição que afetou duas pessoas. Ambas permanecem no hospital sob observação.
© Getty Images
Mundo Salisbury
A população de Salisbury, no Reino Unido, voltou a viver momentos de sobressalto e de medo, depois de duas pessoas, uma das quais de nacionalidade russa, terem adoecido num restaurante local, o Prezzo, na noite deste domingo. Temeu-se que, tal como aconteceu com Sergei Skripal e a sua filha Yulia e mais recentemente com Dawn Sturgess e Charlie Rowley, tivessem sido expostos ao agente nervoso Novichok.
No entanto, uma porta-voz da polícia já descartou essa possibilidade, de acordo com a Sky News. “Podemos confirmar que não há nada que sugira que Novichok é a substância [em causa]”.
Um homem, na casa dos 40 anos, e uma mulher, na casa dos 30, sentiram-se mal no restaurante e foram transportados para o hospital de Salisbury. Nesta altura não são conhecidos muitos pormenores sobre o seu estado de saúde. Sabe-se apenas que vão “permanecer no hospital sob observação”.
A hipótese de ter sido cometido um crime também não foi afastada. “O estado de incidente grave foi reduzido. Neste ponto não é claro se foi cometido algum crime e a investigação vai prosseguir”, adiantou a porta-voz da polícia de Wiltshire.
Algumas testemunhas afirmam que uma equipa de quatro ambulâncias foi chamada para o restaurante Prezzo. Outras dizem que tiveram de ficar fechadas num bar ali perto e que foi criado um cordão policial naquela área. A Sky News revela que as autoridades ficaram com os dados de todos as pessoas que estavam no restaurante quando os dois clientes adoeceram.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com