Nicolás Maduro ordenou o encerramento total da fronteira com o Brasil a partir das 20h locais (00h00 em Portugal) desta quinta-feira, de acordo com a agência Reuters.
Está a ser considerada a mesma opção em relação à Colômbia mas ainda sem garantias, uma vez que o presidente diz não querer tomar essa decisão.
Este anúncio terá sido feito através de transmissão televisiva, esta quinta-feira, onde Maduro também indicou que o exército venezuelano recebeu ordens para impedir trafégo aéreo e marítimo até novas ordens.
Esta decisão surge numa altura de elevada tensão entre a Venezuela e os Estados Unidos, no que respeita à entrada de ajuda humanitária daquele país, que foi bloqueada pelo governo de Maduro.
Presidente @NicolasMaduro ordena cierre total de frontera con #Brasil a partir de las 20.00 horas local del jueves
— Reuters Venezuela (@ReutersVzla) 21 de fevereiro de 2019
Juan Guaidó, presidente interino, indicou na terça-feira que fará entrar a ajuda humanitária em território vezuelanos, "por ar, por mar e por terra".
Esta quinta-feira, um grupo numeroso de deputados opositores do governo de Maduro, liderado por Guaidó, viaja de autocarro para a fronteira com a Colômbia, para preparar a entrada de ajuda humanitária, de acordo com jornalistas em Caracas.
[Notícia atualizada às 17h40]