A 20 de abril de 1999, Eric Harris e Dylan Klebold, alunos finalistas do liceu de Columbine, no Estado norte-americano do Colorado, mataram 12 dos seus colegas e um professor num massacre que ficaria para a história pela violência e planeamento que envolveu.
Ora, a três dias do aniversário da tragédia foi necessário mandar encerrar as escolas em todo o condado de Denver depois de uma jovem, de 18 anos, "obcecada com o massacre" ter feito ameaças e comprado uma espingarda e munições.
Todas as escolas públicas de Denver foram mandadas encerrar esta quarta-feira e as atividades extracurriculares e competições desportivas foram canceladas também.
Segundo a CNN, a polícia e o FBI estão no encalço de Sol Pais, depois de esta ter voado para o Colorado desde Miami, na segunda-feira à noite. A adolescente terá comprado armas depois de ter chegado ao Estado e foi vista pela última vez em Denver.
A jovem é considerada extremamente perigosa pelas autoridades, que apelaram aos habitantes para que não a abordem. "Tornou-se uma caça ao 'homem'... todos os membros das autoridades estão a participar ou a ajudar neste esforço", explicou Dean Phillips, o agente encarregue do FBI em Denver.
O próximo sábado marca 20 anos desde que o massacre de Columbine ocorreu, à altura o mais mortífero da América.
As autoridades partilharam imagens da adolescente para tentar recolher mais informação.
Sol Pais is armed and dangerous. We are operating out of an abundance of caution. The threat is not isolated to one school or individual. Federal, state, and local law enforcement are working together to keep our community safe. Tip Line: 303-630-6227. Media Line: 303-630-6427. pic.twitter.com/KENVT1kEK3
— FBI Denver (@FBIDenver) April 17, 2019