O partido de extrema-direita Liga, de Matteo Salvini, lidera nas eleições europeias de hoje em Itália, mas abaixo dos 30%, e o Partido Democrático (centro-esquerda) ultrapassa o Movimento 5 Estrelas (antissistema), segundo sondagens à boca das urnas.
A Liga de Salvini regista nas projeções 27% a 31%, menos que a média de 31% que lhe eram atribuídos nas sondagens antes das eleições.
A Liga afirma-se ainda assim como maior partido de Itália, depois dos 17% que obteve nas legislativas italianas de 2018 e os 6,2% nas europeias de 2014.
Em segundo lugar surge o Partido Democrático (PD), de Nicola Zingaretti, com 21% a 25%, à frente do Movimento 5 Estrelas (M5S), de Luigi de Maio, parceiro de coligação da Liga, que deverá ter entre 18,5% e 22,5%.
A confirmar-se que os socialistas do PD têm mais votos que o M5S, os resultados destas eleições podem vir a refletir-se na coligação de governo.
Em quarto lugar surge a Forza Italia (FI, centro-direita), do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, com 8% a 12%, seguido dos Fratelli d'Italia (FdI, extrema-direita), com 5% a 7% dos votos.