O artista norte-americano Brad Downey esculpiu uma estátua à escala real de Melania Trump a partir de uma árvore perto da cidade eslovena Svenica, de onde é natural a primeira-dama dos Estados Unidos. O que pretendia revelar-se um ‘monumento’ a Melania tornou-se uma monumental desilusão para os habitantes locais, segundo a AFP.
A bizarra estátua que tentou replicar a indumentária e o aceno de Melania às pessoas que foram assistir à cerimónia de tomada de posse de Donald Trump como presidente é considerada um insulto. O corpo de Melania parece disforme, os traços faciais são praticamente inexistentes e no lugar de um braço a estátua de Melania parece ter um coto.
Para alguns residentes locais, já foi estabelecida uma comparação aos smurfs. “Não se parece nada com a Melania. É uma smurfette. É uma desgraça”, disse um habitante à ITV. Uma estudante de arquitetura frisou que “se o monumento pretendia ser uma paródia, então o artista foi bem sucedido”.
Porém, Brad Downey defende a sua ‘obra’ em declarações à AFP. Considera a estátua “absolutamente bela”, mas compreende porque é que “as pessoas pensam que fica aquém da descrição da aparência física” de Melania.