O ano de 2019 tem sido negro para o Brasil, que tem enfrentado um número recorde de incêndios. Isto representa um aumento de 84% relativamente ao mesmo período do ano passado.
Os incêndios florestais são comuns em território brasileiro durante esta fase do ano, mas também têm sido deliberadamente iniciados com o objetivo de desflorestar de forma ilegal as terras, refere a BBC.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) detetou mais de 74 mil incêndios florestais entre os meses de janeiro e agosto, os maiores já registados desde 2013.
Segundo o Programa Copernicus, da União Europeia, o fumo dos incêndios da Amazónia já chegou à costa do Atlântico e também a São Paulo.
Os novos dados confirmam os maiores receios de cientistas e ativistas ambientais, que alertam que a agricultura, a mineração e os projetos de infraestruturas da Amazónia, juntamente com as recentes mudanças nas políticas ambientais do Brasil, estão a reverter o progresso que até então tinha sido feito contra o desmatamento.
Clique na galeria e saiba mais sobre a assustadora situação da Amazónia, que afeta todo o planeta e, que, infelizmente, não é a única: a Indonésia também está a arder.