Com madeira como matéria prima e o populismo de Donald Trump como inspiração, nasceu uma estátua invulgar do presidente dos Estados Unidos na terra natal da primeira-dama Melania Trump: a Eslovénia.
A estátua conta com oito metros de altura e é da autoria de Tomaz Schlegl. Tem, também, um tempo de vida definido: a estátua está exposta na pequena localidade de Sela pri Kamniku e será incendiada a 31 de outubro, por ocasião do Halloween.
À AFP, o artista explicou que a sua estátua é uma mensagem para o crescente populismo. "Pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial o populismo está a prevalecer. Olhe-se para [Boris] Johnson, Trump, o nosso presidente ou Órban [líder húngaro]. Aonde vai este mundo parar?".
A estátua de Trump que pode ver mais abaixo conta com o braço direito para cima e uma funcionalidade peculiar: é possível mudar a expressão de Trump, que assim oscila entre o amigável e o assustador. "É muito amigável durante a semana e muito assustador ao fim de semana", precisou.
Entre a população local de Sela pri Kamniku ainda há quem não saiba bem o que pensar da estátua e já terá havido até um agricultor que a tentou atropelar com um trator, dá conta o Huffington Post. A estátua, no entanto, continua de pé. E ali ficará nos próximos dois meses.
Ainda assim, apesar de críticas pela mensagem política, a estátua tem sido um pouco mais bem recebida do que uma obra feita em julho, em tributo a Melania Trump, que foi descrita como parecendo um estrunfe.
VIDEO: Villagers in Slovenia are divided over an eight-meter-high statue of Trump complete with his trademark mane, blue suit, white shirt and red tie pic.twitter.com/hcouyqw7G5
— AFP news agency (@AFP) August 29, 2019